” Saem os ruídos, entra a organização”
A comunicação é um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas ao redor do mundo, uma vez que esta, muitas vezes, não é clara e vem acompanhada de muitas falhas e ruídos, causando á falta de compreensão do que falamos sempre ser compreendido pelo interlocutor, sendo verbal ou não verbal.
Conhecer e eliminar os ruídos e falhas na comunicação, foi objetivo central da palestra. Então a primeira lição para chegar o resultado foi “ouvir”. Para uma boa comunicação acontecer é necessário que possamos nos dedicar a ouvir e compreender o outro. Na prática, foi usado algumas estratégias: Comunicação assertiva, comunicação não violenta e comunicação 360º.
Depois conhecemos algumas formas de comunicação:
- Linguagem corporal e seus conceitos;
- Comunicação através de gestos;
- Expressões faciais;
No mais, entendemos que as pessoas tem gestos diferentes para as mesmas coisas. Sendo assim, precisamos nos esforçar para ser claro e reforçar o que desejamos dizer. Devemos evitar julgamentos, aprender a diferenciar as normas culturais e ficar atento à nossa forma de linguagem e expressões.
A palestra foi ministrada pelo consultor do SEBRAE/RN, Elton Alves.
Deixe um comentário