Palestra Interna – Resolução de Problemas

Home » Palestras Internas » Palestra Interna – Resolução de Problemas

“COMO TREINAR UM TIME ORIENTADO A SOLUÇÕES”

Uma equipe de alta performance deve estar orientada a soluções. Mas para isso, é importante que seja treinada e capacitada para conhecer técnicas e ferramentas para trabalhar os problemas que vão surgindo no dia a dia organizacional e resolvê-los. A equipe precisa ser capaz de responder três perguntas: Qual é o problema? Qual é a solução? Quais as razões que te levaram a chegar nessa solução?

A palestra teve como objetivo ensinar o passo a passo para conhecer e chegar a resolução de um problema. Para isso, foi seguido quatro passos.

  1. Definir o problema: Saber qual é o problema que será trabalhado. Neste processo ficou claro a necessidade de inspirar as pessoas que gastarão tempo e energia na busca da solução;
  2. Estruturar o problema: Em vez de lidar com a questão inteira, dividir o problema no máximo de pedaços que puder e, assim, analisar cada um separadamente. Partindo do problema inicial e seguindo com sub-perguntas, adicionando novas camadas no formato de uma árvore de problemas
  3. Desenvolver as análises: Analisar com imparcialidade os dados.
  4. Sintetizar e criar recomendação: Explicar o problema, apresentar a solução encontrada e desdobrar quais foram as razões que levaram a chegar na solução.

Para trabalhar este processo foram apresentadas ferramentas muito importantes:

  • Matriz de priorização;
  • Diagrama de Árvore ( Árvore de problema);
  • Smart.

A palestra foi ministrada pelo consultor do SEBRAE/RN, Elton Alves.

(Visited 4 times, 1 visits today)
Posted on