Os desafios da liderança em contextos organizacionais
As mudanças que estão ocorrendo no cenário corporativo exige reflexões a cerca do comportamento e atitude dos lideres frente às estratégias organizacionais e processos. O desafio da liderança agora é diagnosticar o que cria valor ao longo prazo para o cliente e também para a organização. Além de compreender o que motiva as pessoas a fazer o melhor possível, a darem o melhor de si no alcance dos resultados.
Nesse contexto, a palestra propiciou uma grande contribuição sobre o tema. Trazendo a tona, que a nossa capacidade de mobilizar as pessoas quanto líderes está diretamente ligada á como impactamos como pessoas. Que bons líderes: Delegam poder aos outros, se tornam indispensáveis por se fazerem dispensáveis e confiam nos outros, mas não eliminam a necessidade de aprimora-las.
Trouxe os fatores que colaboram para o alto desempenho e desbloqueio da mente das pessoas:
- Ter expectativas positivas: Incentivar as realizações progressivas que favorecem o desenvolvimento e a superação do outro;
- Responsabilizar: Estabelecer responsabilidade, definir metas, criar planos de ação e envolver as pessoas;
- Dar Feedback: Energizar as pessoas dando retornos sobre seu desempenho, sendo ele positivo e ou negativo. Trabalhar com clareza e ser seguro.
Por fim, também apresentou as três leis que entrelaçam a liderança ao autodesenvolvimento:
- Respeito: O proposito é maior do que você;
- Magnetismo: Você atrai o que você é ou gosta;
- Aceitação: Relacionado a postura que cada um tem. Sua moral.
A palestra foi ministrada pelo consultor do SEBRAE/RN, Elton Alves Amador.
Deixe um comentário